20 Setembro 2021
Dicas

Reorganizar as finanças, vamos a isso?

Durante o verão, acabamos, quase sempre, por gastar mais do que havíamos planeado, em viagens, estadias, jantares e lazer. Depois, em setembro, o regresso às aulas traz outras tantas despesas extra. Aliás, setembro é, por norma, um mês de enormes esforços financeiros, principalmente para quem não consegue fazer um planeamento adequado do orçamento familiar.

Tem as suas finanças de pernas para o ar? Mantenha a calma, nada está perdido — vamos dar-lhe 5 dicas para meter o orçamento aí de casa na linha.

Calcule os gastos

Quanto gastou nas férias? E com os livros e o material escolar, faz ideia? Então, comece por rever e registar os gastos para saber a dimensão do “estrago” e perceber o que precisa de recuperar. Registar quanto gasta, durante todo o ano, é um excelente hábito para manter a saúde das suas finanças em dia.

Defina objetivos
Após perceber quanto gastou nos últimos meses, estabeleça objetivos concretos para os próximos — imaginemos que gasta 100 € por mês em refeições fora de casa, reduza o orçamento para 50% do valor habitual. Mas, mais importante que estabelecer objetivos é cumpri-los. Verifique, com regularidade, se cumpre os seus.

Organize-se

Tire tempo para organizar o seu orçamento familiar ou, caso não tenha, crie um. O orçamento familiar permite-lhe ter uma visão clara dos seus encargos mensais e perceber onde é possível cortar.

Reduza no lazer e no consumismo

Reduzir não significa abdicar da sua vida social, mas sim optar por escolhas mais económicas e diminuir o número de vezes que sai para jantar fora, por exemplo. Reinvente os seus momentos de lazer — opte por programas ao ar livre, piqueniques, “home cinema”… Quantos às idas ao ‘shopping’ ou às compras online, opte apenas pelo essencial!

Informação e bons hábitos

Saber gerir o orçamento é fundamental para ter uma vida tranquila, pois implica saber poupar e reduzir nos gastos, mas também fazer uma análise regular a onde aplica o seu dinheiro — seguros, cartões de crédito, planos de comunicações… espreite as ofertas do mercado para verificar se tem os produtos mais adequados às suas necessidades ou se, entretanto, não surgiram produtos/serviços mais vantajosos em termos financeiros.

O nosso website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar na nossa página, está a aceitar a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa Política de Privacidade e os Termos de Uso.