12 Agosto 2021
Notícias

Receitas do IMI caíram 1,6%

Este ano, o Estado arrecadou 1.503,535 milhões de euros referentes à coleta do Imposto Municipal sobre Imóveis, menos 1,6% em relação ao ano anterior.

Desde 2016 que não se verificava uma queda no valor total das receitas, referentes ao IMI. Apesar de o valor do patrimonial do parque imobiliário nacional ter atingido, até dezembro de 2020, os 544,3 mil milhões, mais 4 mil milhões em relação a 2019, o número de isenções de pagamento de IMI também aumentou 1,12%, o que levou à diminuição do valor total da receita arrecada este ano pelo Estado.

O envelhecimento do parque habitacional, que leva ao aumento de pedidos de reavaliação e consequente diminuição do valor patrimonial tributário (VPT), a redução de taxas de IMI, pelos municípios, como medida de alívio da pressão económica sobre os portugueses, para fazer face aos efeitos da pandemia e a diminuição da procura de casa em zonas onde o VPT é mais elevado são os principais fatores responsáveis pela queda das receitas o IMI em 2021.

O nosso website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar na nossa página, está a aceitar a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa Política de Privacidade e os Termos de Uso.