08 Junho 2021
Dicas

Casa fresca sem ar condicionado? É possível!

Existem vários segredos para conseguir manter a casa fresca e arejada durante os períodos de maior calor. Alguns dos exemplos são, por exemplo, manter as janelas abertas no momento certo e usar plantas.

Com o verão a chegar, chegam os primeiros dias de calor intenso. Este é o momento certo para pensar em formas de manter a casa o mais fresca possível. Sem ar condicionado, existem outras formas de o conseguir.

As plantas

Sim, as plantas podem ser excelentes aliadas para manter a casa fresca e agradável durante o verão. Devem regar-se à noite, pois a água levará mais tempo a evaporar e a humidade gerada ajudará a tornar a atmosfera menos asfixiante. Mas este não é o único motivo pelo qual as plantas podem contribuir para o conforto térmico da sua casa. Se forem colocadas nas fachadas sob forma de jardim vertical, servem de parapeito contra o sol e melhoram o isolamento.

Optar por lâmpadas LED

As lâmpadas LED têm muitas vantagens: são muito eficientes, têm uma vida longa e, além disso, podem ser ótimos objetos de decoração. Mas quando chega o verão, elas têm uma vantagem adicional: não emitem calor. Mais um motivo, sem dúvida, para mudar as lâmpadas velhas que tem por casa.

Ventiladores como alternativa

O ventilador não pode faltar na lista. Este é um aparelho muito mais barato do que o ar condicionado. E, depois, consome menos energia e pode baixar a temperatura vários graus se for utilizado corretamente. Ligá-lo quando as janelas estiverem abertas é uma boa solução, pois ajuda a distribuir o ar fresco que entra através das janelas.

Janelas – um fator muito importante

As janelas são um dos pontos delicados de uma casa, quando se trata de questões de eficiência energética. Se tiver um vidro duplo, a transmissão térmica para o exterior será muito mais baixa. É certo que mudá-las é uma (grande) despesa, mas pode trazer duas grandes vantagens: primeiro, irá permitir ter uma casa mais fresca durante o verão e, depois, irá também reduzir a conta do aquecimento no inverno, pelo que é um investimento que deve ser tido em conta.

É precisamente através das janelas que conseguimos aproveitar as correntes de ar para manter a casa mais fresca. Se o sol estiver forte, a melhor coisa a fazer é ter janelas fechadas, persianas para baixo e toldos estendidos. Quando a noite chegar, deverá fazer exatamente o contrário, porque as correntes de ar ajudarão a melhorar ligeiramente a temperatura da casa.

O nosso website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar na nossa página, está a aceitar a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa Política de Privacidade e os Termos de Uso.