11 Julho 2022
Dicas

Biblioteca Joanina

Faltam-nos as palavras ou o vagar que elas exigem quando falamos de uma das mais belas bibliotecas do mundo e as adivinhamos alinhadas numa cumplicidade perfeita.

Pertencem a coleções antigas, datadas dos séculos XV, XVI, XVII e XVIII, e representam o que de melhor se produzia na Europa, os 60 000 livros que adornam as magníficas estantes da Biblioteca Joanina.

O cofre da biblioteca guarda exemplares de extrema raridade como a primeira edição dos Lusíadas, uma Bíblia Hebraica do século XV, que resistiu à Inquisição, e a Bíblia Latina das 48 Linhas, considerada a mais bela das quatro primeiras Bíblias impressas.

Sente-se na textura das folhas e no desgaste das lombas, o cheiro do tempo, mas o riquíssimo espólio da Biblioteca Joanina mantém-se em ótimas condições graças à estrutura do edifício e à presença de uma colónia de morcegos.

visitou a Biblioteca Joanina? Sabe onde fica?

A Biblioteca Joanina é uma obra-prima do barroco mandada construir por D. João V que fica no Paço das Escolas da Universidade de Coimbra.

O interior do edifício encontra-se revestido por estantes, construídas com madeiras dos trópicos, revestidas com folhas de ouro e decoradas com motivos chineses.

Os tetos pintados, por Simões Ribeiro e Vicente Nunes, com motivos alusivos às artes e à ciência, e coroados pela figura da Sapiência Divina contrastam com o calcário gelado que reveste o pavimento.

Visite!

O nosso website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar na nossa página, está a aceitar a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa Política de Privacidade e os Termos de Uso.