22 Janeiro 2021
Notícias

Banca continua disponível para financiar a compra de casa e mantém critérios apesar da pandemia

O “Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito” do Banco de Portugal (BdP) conclui que os bancos continuam a mostrar disponibilidade para financiar a compra de casa.

No que diz respeito à oferta, os critérios de concessão de crédito a particulares ficaram, no quarto trimestre de 2020 face ao anterior, “ligeiramente mais restritivos, no crédito ao consumo, e praticamente inalterados no crédito à habitação”, conclui o BdP, acrescentando que as expetativas para o primeiro trimestre de 2021 apontam para “critérios de concessão de crédito mais restritivos para empresas (especialmente para PME e em empréstimos de longo prazo) e praticamente inalterados para particulares”.

Relativamente à procura de empréstimos por parte de particulares, o regulador indica que, no quatro trimestre do ano passado face ao anterior, manteve-se “praticamente inalterada, tanto no crédito à habitação como no crédito ao consumo”. O mesmo deve acontecer nos primeiros três meses deste ano.

O regulador adianta que os critérios de concessão de crédito a empresas tornaram-se “mais restritivos sobretudo em empréstimos de longo prazo”.

Em causa está, no setor empresarial, a “maior perceção de riscos associados à situação e perspetivas de setores ou empresas específicos e, em menor grau, de riscos associados à situação e perspetivas económicas gerais e às garantias exigidas”, a par de uma “ligeira menor tolerância de riscos”.

Já no caso dos particulares, na base das maiores restrições está uma “ligeira maior perceção de riscos associados à situação e perspetivas económicas gerais nos empréstimos ao consumo”.

Fonte: Idealista

O nosso website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar na nossa página, está a aceitar a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa Política de Privacidade e os Termos de Uso.